Mentoring Teses

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sinta-se à vontade para arrastar e soltar em qualquer lugar em sua página. 

Este é um ótimo espaço para escrever um texto longo sobre a sua empresa e seus serviços. Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a sua empresa. Fale sobre a sua equipe e sobre os serviços prestados por você. Conte aos seus visitantes sobre como teve a idéia de iniciar o seu negócio e o que o torna diferente de seus concorrentes. Faça com que sua empresa se destaque e mostre quem você é.

aqui.

Veja todos os serviços:

Mentoring Teses

Mentoring Livros

Mentoring Individual

Mentoring Especial

Mentoria Acadêmica

Qual é o grande desafio de uma pós-graduação?

Imagem3.jpg

Em resposta a essa pergunta, além das disciplinas a serem cursadas, o grande desafio de uma pós-graduação estará em produzir a dissertação ou tese, quando se trata de aluno de Mestrado ou Doutorado. E, apesar de não mais ser exigido trabalho final ao aluno de curso lato sensu, vale informar que a legislação atual permite flexibilização. Há instituições de ensino que passam a substituir o antigo TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) por outro tipo de trabalho final, a exemplo do que podem ser um plano de marketing, de RH, de logística ou mesmo um estudo que inclua conceitos de inovação (como parte do currículo).

Desde 2018, valem as novas diretrizes e normas estabelecidas pelo Ministério da Educação para os cursos de pós-graduação lato sensu (os denominados cursos de especialização), no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior. Pela resolução, ficaram definidos os programas de nível superior, de educação continuada, com objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais. A expectativa é contribuir com o aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e no atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados, tendo em vista o desenvolvimento do país.

A mudança coloca professores e alunos diante de um desafio comum, que é o de estabelecer ambientes de aprendizagem para além do plano de aulas e trabalhos requeridos. Ou seja, passa a ser mandatório estimular experimentações e programas que desenvolvam holisticamente o aluno, a começar da realização de trabalhos em grupos interdisciplinares, capacidade de investigação independente e, principalmente, em conseguir ampliar a área original de interesse para uma visão interconectada a outras áreas da vida social.

Mestrado e Doutorado, os chamados cursos stricto sensu, não foram alcançados por essa resolução. Para esses casos, o desafio das instituições de ensino é o de abrirem-se a caminhos que alarguem a oportunidade profissional para os alunos ou, então, que sejam indutores de prioridade em pesquisas científicas. Algumas instituições educacionais já buscam equacionar esse dilema, enquanto muitas deverão ajustar os conteúdos curriculares, tendo foco nas novas tendências que ganharão os cursos de pós-graduação lato sensu.

O que não mudou para cursos de Mestrado e Doutorado está na obrigatoriedade de o aluno entregar um trabalho final escrito (respectivamente, dissertação ou tese), bem como fazer a apresentação pessoal para uma banca de examinadores composta pelo orientador. Em alguns casos, principalmente no Doutorado, o aluno deve também apresentar, previamente, o seu projeto de tese à banca. Como comentado acima, para os cursos de pós-graduação lato sensu deixou de ser obrigatória a a apresentação de trabalho de conclusão de curso, o qual pode ser substituído por algum tipo de estudo específico, a critério da instituição de ensino.

E então, quer se juntar a esta mentoria para vencer esses desafios?

Descrição

Esta mentoria online recebe o nome de Acadêmica (uma expressão relacionada ao tipo de contexto profissional a que se destina). Aplicando dinâmica e metodologia inovadora, um pequeno e seleto grupo de estudantes de pós-graduação terá a oportunidade de interagir e buscar equacionar suas dificuldades na criação, produção e, até mesmo, na apresentação do trabalho final relacionado ao seu curso. Vale dizer, a mentoria contribuirá efetivamente com o participante nesse seu momento específico, sempre nos limites do que são a postura e as demandas do orientador.

Para todos os participantes será aplicada, previamente ao início da mentoria, uma avaliação de perfil profissional (axiologia de competências). Dessa forma, identificando aspectos pessoais que se refletem tanto no “olhar para si” como no “olhar para a equipe”, haverá uma base mais científica para a condução dos encontros em grupo e nas reuniões individuais. O conteúdo de cada diagnóstico será preservado ao participante afim, em encontro individual com o mentor. 

 

Os encontros (online, em grupo) serão utilizados para debate sobre as melhores práticas e experiências vivenciadas pelos participantes, o que poderá trazer novas ideias e motivar novas formas de enfrentamento dos desafios. Como todos são pessoas em nível cognitivo de pós-graduandos, muitos insights e sugestões críticas contribuirão com o desenvolvimento individual. No início de cada encontro haverá uma rápida palestra temática dada pelo mentor, sempre trazendo conteúdos novos e importantes para que o grupo possa debater, a seu favor.

 

Haverá grupo de WhatsApp fechado para troca de conteúdos, dicas, sugestões e esclarecimento de dúvidas entre os participantes, bem como junto ao mentor. Ao final de cada encontro, o mentor fará um resumo das principais conclusões e, ao final da mentoria, esse conteúdo será finalizado em formato digital para uso dos participantes. Outro conteúdo que se pretende construir, ao final da mentoria, é um plano básico de ação para que cada um dos participantes possa avançar com ações específicas em relação aos seus desafios específicos.

Objetivos

  •       Avaliar o perfil pessoal de cada participante, identificando pontos fortes e de melhorias em suas competências, incluindo aspectos que dizem respeito ao relacionamento em grupo;

  •        Criar e ter pronta para apresentar a sua proposta de valor (seja para um planejamento, a dissertação ou a tese, o que de diferente e inovador está sendo idealizado);

  •   Gerar intercâmbio de ideias, sugestões e possibilidades para a construção do trabalho a ser apresentado como parte da obtenção do certificado (lato sensu) ou diploma (stricto sensu);

  •      Preparar cada participante para uma adequada apresentação pessoal à banca de examinadores, a partir de uma visão crítica dos demais participantes e do mentor;

  •     Gerar intercâmbio de práticas no acesso à base de dados de pesquisa, bem como outras ferramentas que contribuem com a produtividade dos alunos de pós-graduação.

Público-alvo

Alunos de cursos de doutorado ou mestrado (stricto sensu), bem como de outras linhas de cursos de pós-graduação, MBA ou especialização (lato sensu).               

                                 

Atenção: A mentoria Acadêmica estará limitada ao máximo de 6 (seis) participantes, sendo realizada com mínimo de 3 (três). Cada participante, ao contratar o programa de mentoria, assume expressamente preservar o sigilo das atividades realizadas, sendo de sua inteira responsabilidade eventuais lesões a direito de terceiros, causadas por quebra da privacidade quanto a comentários e proposições encaminhadas no grupo de trabalho.

Metodologia

  • A mentoria Acadêmica adotará atividade online em grupo, baseada em dinâmica de debates e desenvolvimento de casos, tendo alternância com exposição teórica como suporte aos trabalhos. Haverá uso intensivo de recursos multimídia, bem como exercícios e trabalhos individuais e em grupos, exigindo a participação ativa de todos. Haverá acesso a bases de dados de pesquisas e, ainda, parte da atividade será realizada em grupo fechado de WhatsApp.

  • Antes do primeiro encontro, cada participante realizará avaliação de perfil individual (axiologia de competências). Com isso, pretende-se contribuir para o melhor desempenho nas atividades que serão realizadas no programa, bem como o participante terá informações relevantes para aplicar em suas atividades profissionais futuras. Solicita-se, expressamente, que o participante garanta a disponibilidade de internet com qualidade adequada para videoconferência, não sendo recomendável o uso de celular para as atividades do programa.

  • A base teórica da metodologia está suportada pelos conceitos mais modernos de Design Thinking e de Coaching, alinhados à metodologia STEAM (acrônimo, em inglês, para Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), bem como em técnicas de Storytelling. Dessa forma, pretende-se estimular o desenvolvimento do programa de forma holística, reunindo: criatividade e inovação; pensamento crítico e resolução de problemas; processo colaborativo; adaptação e flexibilidade, capacidade de lidar com decisões desafiadoras e trabalho produtivo em equipe.

Mais informações sobre a mentoria

  • Carga horária total de 20 horas de atividades online, sendo oito encontros quinzenais online, com 2 1/2 horas cada um (o programa todo tem duração de quatro meses);

  •  Os encontros acontecerão quinzenalmente, em dia útil à tarde, às 15 horas (haverá uma turma às 3as feiras e outra turma às 5ª feiras). O início da mentoria se dará quando for atingido o número mínimo de inscrições (três participantes);

  • Mentoria individual de 1 hora, antes do primeiro encontro, como caminho optativo para dar interpretação à avaliação realizada (axiologia). O participante poderá declinar dessa interpretação, caso tenha interesse ou outra possibilidade de análise. As avaliações serão aplicadas imediatamente após a inscrição;

  • Duas horas adicionais de mentoria individual (1 hora após o terceiro encontro e 1 hora após o sexto encontro, a serem agendadas de comum acordo). Essa mentoria individual buscará atender, especificamente, dúvidas, perguntas e expectativas quanto à continuidade do trabalho, com base no conteúdo gerado no período da mentoria.

  • Os encontros online (individual e em grupo) utilizarão a plataforma exclusiva e própria da MDM Assessoria em Negócios (WebCoachMe),incluindo as salas de reunião para as atividades programadas aos grupos. Por garantia de qualidade na realização dos encontros, poderá haver mudança de plataforma, com aviso prévio aos participantes;

  • Grupo de WhatsApp para melhor integração dos participantes e destes com o mentor, tanto para a troca de informações como para a postagem de material educativo do interesse coletivo;

  • Haverá acesso a vídeos e materiais complementares, que serão programados e liberados em etapas diferentes do programa, bem como ao final da mentoria;

  • Todos os encontros serão gravados para eventual necessidade do grupo e serão deletados ao final, como parte da política de privacidade dos participantes;

  • Cada participante receberá seu certificado de participação na mentoria Acadêmica, assinado pelo mentor.

Você se animou com a mentoria, mas ainda tem dúvidas?

  • O valor a ser investido nesta mentoria seria bem alto, caso fosse calculado a partir do custo individualizado das três horas de mentoria (incluindo a preparação dos encontros), do custo da axiologia e o tempo de devolutiva (interpretação dos resultados). Temos os bônus imperdíveis que o participante receberá e, ainda mais, um exclusivo acompanhamento do mentor para o grupo de WhatsApp.

 

  • Vale mencionar, só o custo das 20 horas de mentoria já seria bem maior que o investimento que você pode fazer para contar com uma parceria qualificada no processo de construção de sua tese, dissertação ou trabalho de pós-graduação. E ainda contará com uma orientação especial para a etapa derradeira, em que terá a apresentação pessoal para a banca de examinadores (seus colegas de grupo já serão uma banca de teste).

Faça já a sua inscrição, pois a oferta para esta mentoria Acadêmica é imperdível:

 

INVESTIMENTO

PagSeguro em 12 parcelas de R$146,17

Ou R$ 1497,00 em até 2x sem juros 

(Outras formas de financiamento estão disponíveis pelo PagSeguro)

E então, animado para participar? Quer fazer a inscrição?

Assista ao vídeo e entenda o que faremos juntos nessa mentoria!

Veja todas as mentorias:

Mentoria Acadêmica

Mentoria

Historiando

Mentoria 

Gestione

Mentoria

Creazione